Cheguei em casa e me deparei com aquela apostila de história da 7ª série. Era de uma amiga que queria que eu a ajudasse em um trabalho.
Grande foi meu espanto quando comecei a ver as atividades que ela tinha feito e que, sem duvida nenhuma, me surpreenderam de tal forma, que eu me envolvi entre medo e riso.
Por um instante não acreditei, ou melhor, não quis acreditar no que acabaram de ler. Eram 2 respostas às perguntas que a apostila fazia. Mas vale ressaltar que as perguntas eram simples, mas as respostas foram surpreendentes.

Quem é o prefeito de sua cidade? Quais suas funções?

Se a minha amiga gastou forças para responder eu não sei, só sei que estou gastando muitas para reescrever o que ela respondeu:
-Kassab, tem o dever de intervir no poder esecatevo nas nunerpalidades.

Neste momento eu ri, dava pena, mas era engraçado. Em seguida fui para outra pergunta, quase igual:
Quem é o presidente da Republica? Quais suas funções?
Foi neste momento que eu vi a gravidade da situação. E com um súbito temor li a resposta:
-Hinasío Sula da Sula, que dirige o tralho de uma asembléia ou compoção liberatia.

Como eu já disse, foi difícil acreditar no que acabara de ler. É uma vergonha ver que uma pessoa na 7ª série escreve desse jeito.
Fiquei imaginando que coisas piores do que essa podem estar acontecendo por ai, não longe de nós.
E este é o nosso Brasil. Brasil que se preocupa com o ranking de poder e crescimento, mas detém para si uma catástrofe interna.
Onde as pessoas estão se preocupando com supérfluos, onde o capitalismo governa, onde quase tudo é aparência e uma das realidades é a deterioração do ensino.
Mas isto é uma conseqüência do que vêm acontecendo há anos, e também a causa que vai gerar ainda muitas outras.
Talvez o mundo fosse menos desigual se as pessoas dessem valor às pequenas coisas.
“Um homem descuidado com seu martelo nunca construirá um palácio”.

E bem sabemos que a base para a vida é a educação, mas esta não sai da marolinha.
Mas pensando bem, eu venho a concordar com minha amiga. E enquanto Kassab inverte no poder, o senhor Hinasío dirige os tralhos que sobram da sociedade.

Category: | 3 Comments

3 comments to “O sentido das Palavras...”

  1. Adorei o blog: colorido e diferente.
    Quanto ao texto acima, acredito que, como vc disse no perfil, tem muita perspicácia para um garoto da sua idade.
    Parabéns!
    Lourdes Basílio.

  1. Meu brother curti muito seu blog. E esta é a realidade das nossas crianças e adolescentes, é a nossa realidade e se nao atentarmos para isso nós mesmos iremos sofrer com as consequencias porque estamos inseridos nessa realidade, fazemos parte dela,nao devemos fechar os olhos para isto e sim lutarmos juntos. Eu estou na luta meu querido, estou fazendo o meu papel nao sei se chega impactar mas estou no meu limite.
    Grande abraço meu querido foi um prazer conhecer e ter voce como meu aluno.
    Meus parabéns
    Prof. Paulo

  1. Adorei seu blog parabÊns!
    Mas é uma vergonha ver uma pessoa
    que estar na sétima série escrever assim!!!
    bjs!