Dia desses quando voltava de Santo Amaro, percebi quando uma mulher de aparentemente 25 anos passou por baixo da catraca e falou algumas coisas com o cobrador; este seria um fato normal se a mulher não fosse extremamente magra, e portasse um pequeno shorts de 5 ou 6 cm, combinando com uma blusinha cuja aparência e função eram confundidos com o de um sutiã.
Instantes depois ela retirou alguns papéis do bolso e começou a distribuí-los aos passageiros. Como previsto, alguns nem a olhavam, outros a mediam da cabeça aos pés; eu continuava alí, sentado, observando, aguardando a minha vez.
Com a aproximação da moça, pude conferir seu olhar melancólico e sua postura decadente, sua moral extinta, e seus pensamentos sufocantes; seu olhar era de tristeza, dor, talvez ódio, raiva ou amor, não consegui decifrar perfeitamente, mas tive uma boa precisão, aliás, todos esses sentimentos possuem algo em comum: a miséria da alma.
Ela me estendeu a mão oferecendo-me um papel quadrado, tinha um olhar baixo e fixo, peguei do papel e li algumas palavras escritas à mão:

"SOU PORTADORA DE HIV E POR PRECONCEITO FAMILIAR ESTOU MORANDO NAS RUAS, SE VOCÊ QUISER ME AJUDAR COM ROUPAS, COMIDA, TICKET, DINHEIRO, EU AGRADEÇO, DEUS ABENÇÕE."

Depois da surpresa, a procurei com os olhos, mas não a avistei, pensei que já tinha ido embora, quando ela reapareceu recolhendo os papéis, desta vez ela agia mais rápido, veloz, como a um gato no canil, parecia fugir, esconder-se, estendia os dedos e pegava da folha; agora já todos a olhavam, julgavam-a cada um a seu modo, quem sabe um ou outro sentia compaixão, piedade, pena, mas mesmo assim mantinha o olhar prepotente.
No primeiro ponto ela desceu, sumiu em questão de segundos. A senhora ao meu lado olhou-me com olhar de indignação, mas não disse nada; soaram alguns comentários, coisa pouca, nestas horas todos julgam e se calam, particularidade do ser humano.

Eu vim pensando no caminho, não consegui esquecer tal acontecimento. Talvez nesta hora você esteja formando sua opinião sobre a moça aidética ou se acha muito importante para não dar importãncia ao assunto.

O fato é que ela errou, está sofrendo as consequências naturais, e ainda foi abandonada pela família. Isso me faz refletir sobre como a raça humana é hipócrita: Para a grande maioria, pessoas com este tipo de problema deixam de ser "gente" e se tornam uma "aberração".  A história dela eu não sei, mas tenho certeza que ela não gostaria de estar alí, se expondo em troca de nada, acho que ela ainda tem esperança de que neste mundo há compreensão, mas se tivesse a oportunidade, diria a ela que só Deus a pode resgatar, isso por que não somos suficientemente capacitados para ajudar quem errou.

Talvez ela morra, talvez sobreviva por mais alguns anos, mas a verdade é que em pleno século 21, alguns erros são fatais...

Category: | 3 Comments

3 comments to “Verdade Conveniente.”

  1. Realmente isso é verdade! Na maioria das vezes julgamos as pessoas pela aparência,á por que ele é magro,ou bonito,deve ser isso ou aquilo.Não nós preocupamos muitos com o pensar,ou com o que,ele está sentindo...Seu sentimento para muitos é inválido,e poucos se preocupam em ajudar as pessoas.Somente,vivemos por FÉ em DEUS,crendo em um DEUS PODEROSO.Estamos neste mundo por algum motivo,por alguma razão.
    Isaac,meus PARABÉNS sua história é muito chocante,que nos leva a refletir mais as nossas vidas.

  1. Noss Isaac
    Sem ironia mais PARABÉNS velho muito bom mesmo....
    E emocionante tbm....
    Peço sua permissão para copiar o texto e colokar nio perfil do meu orkut...
    Mas não se preocupe colocarei o seu seu nome em "AUTOR"

  1. Isaac,
    me pareceu que sua literatura segue o estilo da crônica. É uma forma interessante, não só para adquirir prática como um ótimo meio de tornar-se conhecido do público. A única sugestão que posso dar é que esteja atento no sentido de abrir sua mente e, ao menos no que diz respeito aos seres humanos, jogar fora conceitos de certo X errado.
    Esta sua frase, embora solidária, é um típico julgamento e só podemos avaliar um outro se estivermos plenamente no lugar dele!
    "O fato é que ela errou, está sofrendo as consequências naturais, e ainda foi abandonada pela família."

    No mais, aperfeiçoamento da escrita vem com o tempo e com o próprio ato de escrever. Cabem correções nos textos, mas muitos podem corrigir e poucos escrevem de forma criativa e interessante. Parabéns pela leveza dos textos.
    um abraço.