Hoje é 8 de março de 2010, dia Internacional das Mulheres, com grande influência publicitária, esse dia passa como mais um natal, onde todos se cumprimentam, homenageiam a mulher e prestam-lhe votos. Não foram poucas as vezes que vi o ouvi, só nesta semana, frases como: "As maravilhosas mulheres brasileiras"; "Parabéns mulher"; "Vós sois a mãe da criação"; "A mulher é a melhor coisa que Deus fez", não digo de maneira nenhuma que isso está errado, jamais! Mas acredite: Ao meu ver, coisas melhores poderiam ser feitas. Um comercial emocionante, embora bem-recebido, não dará à mulher o que ela realmente necessita: Valor, respeito e Igualdade, mas creia: uma mulher só terá isso quando ela buscar por estes objetivos.

É lógico dizer que desde a criação o Homem sempre foi mais privilegiado que a mulher, sempre teve mais direitos, sempre foi superior e autocrático, enquanto à mulher sobram os deveres de doméstica, submissão e inferioridade. Todos sabem que aos poucos elas foram lutando e conquistaram o status que hoje possuem.

Isso é maravilhoso, vocês já votam -há décadas- isso seria um sonho inimaginável há 200 anos, mas ainda assim existe um problema que vocês parecem carregar nas costas, com suor, e um sorriso no rosto: a auto-desvalorização... 
Pense comigo: o homem pode ter quantas mulheres ele desejar, mas se uma mulher se casa pela 2ª vez, vira galinha. Você se acostuma com serviços de limpeza, faxina, com baixos salários, com o desprezo do marido, com a injustiça social, se acostuma e gosta de ser tratada apenas como objeto de desejo e troca - porque acha que é o único jeito de ser feliz, passa os últimos anos da sua vida fazendo crochê e cuidando dos netinhos, seria uma VIDA altamente satisfatória se fosse a sua única opção.

Mas informo: Esta não é a sua única alternativa, você tem capacidade para ser bem MELHOR do que isso que você é hoje, coloque em pratos limpos tudo aquilo que ti aprisiona e lembre-se
: você não é obrigada a viver nesta masmorra.
A partir de hoje levante-se da cadeira, sacuda a poeira, busque e conquiste seus objetivos, mostre ao mundo que você pode superá-lo.

Category: | 3 Comments

3 comments to “Uma mulher...”

  1. Isaac, uma das obrigações básicas de um escritor é , se não conhece bem um assunto, pesquisar. Do contrário, podemos escrever inverdades e passar informações falsas ou incompletas. Se vamos escrever ficção, sem problemas, o leitor não espera fatos e exatidões. Mas, se não for assim...
    Quando você afirma: ( e as afirmações não faltam em seus textos!)
    'É lógico dizer que desde a criação o Homem sempre foi mais privilegiado que a mulher, sempre teve mais direitos, sempre foi superior e autocrático, enquanto à mulher sobram os deveres de doméstica, submissão e inferioridade.'
    Está desconhecendo todo o Matriarcado. Está desconhecendo a supremacia do feminino em culturas onde as mais antigas divindades da destruição e da guerra foram femininas, não masculinas. Culturas como as da Suméria e Mesopotâmia, e algumas deusas do Egito, de Canaã,da Índia e até da Grécia e de Roma antigas. Parece que, em seu entender, só existe cultura após o cristianismo. Engano, leia mais. pesquise.
    Particularmente, esta data me parece tão falsa quanto Zumbi e muitas outras que homenageiam grupos humanos. Aos que me felicitaram respondi que, em minha opinião, como não há 'o dia do Homem', é sinal de que ainda necessitamos desta pequena afirmação pessoal, o que é uma pena!
    Quando você afirma: 'o homem pode ter quantas mulheres ele desejar, mas se uma mulher se casa pela 2ª vez, vira galinha'. Está falando sobre que segmento cultural? me pareceu preconceito interiorano!
    E quem disse que fazer crochê e cuidar de familia, fazer limpeza ou qualquer tarefa doméstica não pode ser prazenteiro e criativo?
    Não me leve a mal, mas faltou informação e houveram muitos pré-conceitos... além de tudo, será que um homem saberá, de fato, o que é ser mulher?

  1. Olá Angela, agradeço pelo comentário...
    Mas quando você diz que eu estou desconhecendo todo o matriarcado e cita divindades e deusas "poderosas" como exemplo, você se enquadra em um miticismo muito distante da nossa realidade brasileira.
    Entenda, por favor, que eu não escrevi este texto visando grandes famosas, deusas ou rainhas, pelo contrário, tive a intenção -e o projeto concluído- de atingir aquelas mulheres que não são vistas nem reconhecidas pela sociedade, as que moram em periferias, que tiveram uma infância sofredora e sofrem até hoje.
    Quando cito em um trecho a palavra "galinha", não estou dizendo que esta é uma verdade, mas um fato muito comum e não difícil de se presenciar.
    Respondo a sua pergunta: Não !!! Um homem nunca saberá o que é ser uma mulher -mas qualquer um poderá distinguir aquela mulher que é escravizada e apanha do marido dessas divindades inexistentes.
    Concerteza, estes serviços domésticos podem ser a preferência de muitas mulheres, mas e aquelas que não possuem outra opção ? Está implícito aqui um contexto familiar em que ela é proibida de trabalhar e coisas do tipo...
    Enfim, eu escrevo aquilo que vejo em meu espaço geográfico e creio que não se pode fazer uma comparação qualitativa entre realidade e ficção !!!

  1. Eu disse que ia ver !!
    Meus parabéns Isaac, você expressa muito bem suas idéias, e refleti o contexto de cada tema que você escolheu representar!
    Dedique-se sempre aos estudos que você terá um grande FUTURO pela frente